quinta-feira, 23 de julho de 2015

O Parto

Desde sempre o meu desejo era ter um parto normal, com o Kiko isso não aconteceu, acabou numa cesariana por incompatibilidade feto pélvica, a partir dai, se já tinha o bichinho da área da obstetrícia, nesse momento ele cresceu mais, para ter respostas do porquê de ser cesariana. Para isso tirei o curso de Doula e outros, mas por fim acabei mesmo por ir para enfermagem e depois o mestrado em Obstetrícia, fiz só o 1º semestre por causa da gravidez.
Quando soube que era gémeos a ideia de parto normal manteve-se na mesma, apesar de toda a gente me achar maluca, por ser gémeos e por causa da cesariana anterior.
Médica do hospital disse logo que se o gémeo 1 estivesse em posição cefálica que não havia problema nenhum, mesmo o gémeo 2 estando pélvico, que era a posição deles. Mas estando o 2º pélvico eu não arriscava parto normal, corria o risco de ter um normal e outro de cesariana.
O gémeo 2 k é a Rita só virou às 33 sem e ai sim, tinha tudo para dar certo.
No dia 8 Maio ao fim da tarde, tive consulta com GO no particular, fiz CTG k estava bem e sem contrações relevantes, fizemos ecografia, tudo bem, toque, permeável quase a 2 dedos, mas que não era para já. GO disse que dia 13 Maio estava de urgência para ir lá ter com ela. Sai do consultório eram quase 20h,
Fui buscar kiko à minha mãe e jantamos lá. Quando me deitei estava com uma impressão no fundo da barriga, tipo querer fazer xixi, fui à casa de banho e aliviou, deitei-me passado um bocado outra vez vontade de fazer xixi, desta vez tinha cueca molhada, não liguei porque pensei k era xixi, lavei-me e meti um pensinho diário e deitei-me, era quase 2h outra vez, levanto-me e sinto blockkk e água a correr pelas pernas abaixo, bolsa tinha rebentado, fiquei toda a tremer, não estava à espera que fosse tão cedo.
Ainda andei arranjar umas coisas em casa, acabar de fazer a minha mala, a mala do kiko e fui tomar uma banhoca, lavamos kiko à minha mãe e dps hospital.
Confirmaram que a bolsa tinha mesmo rebentado, fizeram eco para confirmar posição dos bebés e tinha 2cm de dilatação.E pronto, dali já não ia sair. Vesti a bata do hospital, meteram a fralda à bebé, eheheh, k dispensava e esperaram k entrasse em trabalho de parto espontâneo.
Entrei passado +- 2 horas. Por volta das 6h já tinha 4cm e fiz epidural. 

Às 10h começaram com ocitocina lentamente e as coisas foram evoluindo, por volta das 12:30 estava cheia de dores e muito seguidas, fizeram toque e já tinha dilatação completa. 
Fui para o bloco de partos. A epidural não fez muito efeito e os puxos começaram a ser muitos, depois de alguns puxo, nasceu o Miguel, puseram-no em cima de mim, era pequenino, foi uma emoção tão grande, nasceu às 13:24h.
Dps de nascer, td acalmou e consegui descansar um bocado, passado um bocado as contrações voltaram, Rita ainda tinha a bolsa intacta, rebentaram, começaram outra vez os puxos e ela nasceu às 14:05.
Foram colocados à mama ainda no bloco de partos e pegaram bem :)
Os dias no hospital foram muito cansativos, não é fácil ter 2 bebés à nossa responsabilidade, é uma adaptação que se vai fazendo aos poucos, mas que no fim tudo compensa.

1 comentário:

Fabianne Plan disse...

São lindos querida!
Parabéns por teres conseguido o parto que querias.
Espero que esteja tudo bem com vocês e com o resto da família.
Beijoca grande :*