quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Estudar

Pois é, o meu sonho desde miúda é ser Parteira.
Toda a gente achava estranho, mas realmente é das coisas que mais me fascina, a gravidez e o parto. Quando tinha 16 anos assisti a um parto (a minha tia trabalha na maternidade) e adorei, deu-me ainda mais força para seguir o meu sonho.
Só que no ano que concorri, não entrei em enfermagem, fiquei mesmo triste, então na 2ªfase concorri para Contabilidade, que não tem nada a ver, mas como adoro números…
No ano a seguir ainda tentei, mas em vão no ano a seguir só pensava “só falta + um ano” o que queria era deixar de estudar, agora andar mais 4 anos, Deus me livre (porque entretanto passou de 3 para 4).
Depois comecei a trabalhar e nunca mais. Em 2004 decidi concorrer, inscrevi-me para fazer exames, fiz pré-requisitos, só que engravidei e não conseguia ler nada, mas nada mesmo, ficava muito enjoada e sono nem se fala, depois nasceu o Kiko, no ano a seguir andei a informar-me como havia de concorrer por uma época especial para pessoas com cursos superiores, mas deixei passar os prazos e nunca mais.
Entretanto tirei o curso de Doula, agora estou a fazer o de Drenagem Linfática Manual e em Fevereiro vou fazer o de Educadora Perinatal.
Com estes cursos sinto-me bem porque estou a lidar com uma área que adoro, mas…. Falta qualquer coisa.
Fora isto, tenho amigas minhas enfermeiras, a minha irmã (que na altura fiquei contente mas triste por mim), a minha prima linda que está no 2ºano, montes de enfermeiros á minha volta e eu não :(
Posso não entrar mas ao menos vou tentar, estou decidida, só ainda não sei bem como, não queria nada fazer exames nacionais, já deixei a matéria á tanto tempo. Mas para tudo tem que haver esforço e força de vontade e eu estou cheia dela, só espero não perde-la.
Recebi agora um SMS de uma grande amiga minha que acabou de ter o seu bebé, o Tomás. Parabéns Amiga pelo teu filhote.
É uma amiga de escola, desde o 5ºano, fazemos anos no mesmo dia e nascemos no mesmo local :) sempre nos ligamos a dar os Parabéns uma á outra, só que perdemos o rasto, para ai á 2 anos encontrei uma agenda minha em casa da minha mãe e vi o nr da mãe dela e liguei, a mãe ainda se lembrava de mim, disse que ela tinha casado e que se mudou para Aveiro.
Liguei-lhe e tivemos imenso tempo a falar, a meter a conversa em dia, lol. E querem ver outra coincidência... ela também é Contabilista, hehe á coisas... foi mesmo engraçado.
Tenho recebido uns miminhos, mas nem tenho tido tempo de por aqui, os ultimos que me lembro vieram da Cilinha do Blog http://cilinha1952.blogspot.com/ e da mamã Rita do blog http://omeupimpolho.blogs.sapo.pt/ , obrigada Lindas




E hoje mais um da Cilinha,


Dedico-os a todas vós.
Beijocas

18 comentários:

cilinha disse...

ola Ana ... mulher de gerra ... assim é que é ainda vais ser uma grande enfermeira ou parteira ,so em falar ate me arrepio ,acho que fazes bem o saber nao ocupa lugar!!!

e o kiko vai bem?

beijinhos para ti e para o kiko

moca disse...

ola

Se percebi bem concluiste um curso no ensino superior se sim podes tentar a candidatura atraves dos concursos especiais de acesso para titulares de cursos superiores se não concluiste podes pedir mudança de curso.Os concursos especiais não exigem exames nacionais apenas pre requisitos se for o caso, para as mudanças de curso deves ter realizado os exames nacionais ou ter aprovação nas disciplinas do secundário que constituem os exames nacionais para enfermagem.
Podes tambem tentar os concursos maiores de 23 anos mas obriga-te a fazer pelo menos 3 provas (uma de compreensão escrita, a especifica para o curso e uma entrevista, geralmente neste tipo de concurso as provas não são de tão dificil complexidade como os exames nacionais mas não deixam de ser provas.
Estes concursos com excepção dos maiores de 23 anos em que as candidaturas decorrem em janeiro/fevereiro, são em agosto mas um meses antes contacta a instituição que pretendes frequentar para saber mais informações.

Espero ter ajudado.

Marisa

(Gostei muito do teu blog)

moca disse...

Esqueci-me de dizer duas coisas: força nao desistas dos teus sonhos e se precisares de mais alguma informação diz por favor.

Joana Rosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana Rosa disse...

É importante seguirmos o que gostamos, vai em frente, força. Não há nada melhor do que se estar bem em casa e fazer-se o que se gosta.
Muitas Jokitas, espero que alcances tudo de bom e do melhor.

Maria José disse...

è assim mesmo força para ti.
Continua. nunca desista dos teus sonhos.
E parabéns e muitas felicidades para a tua amiga
Obrigada pelos miminhos
bjs

moca disse...

Eu trabalho numa insituiçao de ensino superior por isso é que tenho um conhecimento mais alargado destes assuntos e ajudar nao custa nada. Realmente tens razão quanto as informações dadas no meu trabalho tenho colegas assim a unica resposta q sabem dar é "va a internet".
Como te disse podes candidatar-te atraves do concurso maiores de 23 mas ficas sujeita a provas enquanto que atraves dos concursos especiais não.
Aconselho-te a mandares um mail para as instituições que pretendes frequentar para pedires mais informações, indica que és titular de um curso superior.

Se precisares de mais alguma coisa diz.

Bjs

© | TéTé £ XαVιєR | disse...

Só te digo uma coisa: Persegue o teu sonho porque são eles que nos fazem sobreviver!
Ainda bem que o Kiko está a melhorar ;o)
Felicidades para a tua amiga.
Bom fim-de-semana.
Beijos
Tété & Xavier

As Minhas Pinxesas disse...

Força no estudo, daqui a pouco temos mais uma bela enfermeira.
bjs e bom fds
xana

Unknown disse...

Ena ena ena ena ena!

eu proponho-me p veres o Tinocas a nascer boa???:p

eu tb ainda sonho...e sonho mt alto e sei q qd os putos forem mais crescidinhos q tb vou atirar-me aí de cabeça a tentar realizar os sonhos e espero ter tanta força cm tu|!:)

FORÇA!qd lutamos mt pelos nossos sonhos conseguimps sempre chegar mais alto!

beijocas ao kikinho e bom fim de semana**

mãe pimpolha disse...

É assim mesmo e se precisares de alguma coisa minha está à vontade.
Beijocas!

moca disse...

Ola

Sim tens razão vivo na Maia. Trabalho no Instituto Politécnico do Porto infelizmente temos dezenas de cursos alguns ligados a area da saude mas nao enfermagem.
Mas no Porto tens várias escolas publicas a oferecer o curso de enfermagem, tens tambem várias privadas onde podes sempre candidatar-te a bolsa de estudo.
Se precisares de alguma coisa diz, podes mandar um mail (marisa@sc.ipp.pt) ou adicionar-me no msn (marisa@sc.ipp.pt).

Bjs

Maria disse...

Nunca é tarde.. Se é isso que desejas, aposta.:) Com mais, ou menos esforço, tudo se consegue..
bjnho.

Amélia Batista disse...

Fazes bem minha querida, se é esse o teu sonho, segue em frente. Como se costuma dizer, parar é morrer. Por isso, luta pelo teu sonho. Desejo-te toda a sorte do mundo.
Beijinho e boa semana.

kel disse...

Amiga! vai em frente! Segue o teu sonho!
Tu tens todas as capacidades e vais ver que o curso se tira num instante. Força! sabes que apoio não te vai faltar.
Uma beijoca grande

Anónimo disse...

Visita o meu blog: pintasepintinhas.blogs.sapo.pt
acredita que é feito para mamas babadas... passa a mensagem...

=D

Amélia Batista disse...

Minha querida, espero que esteja tudo bem contigo.
Beijinhos

sonrica disse...

Olá amiga,não desistas dos teus sonhos, vais ser uma grande Parteira, aliás tou à tua espera por algum motivo.

Fico contente pelas melhoras do kiko, tal como tu é um guerreiro.

Beijokas e vê se apareces mais vezes que as saudades apertam.