segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Aborto retido...

Sinto necessidade de escrever tudo pelo que passei, uma maneira de me aliviar e outra para ficar registado este momento na minha vida.

Dia 21 de Janeiro 2014, dia de ecografia do 1º trimestre e do rastreio bioquímico às 9h com 12 sem + 4d. Um dia tão esperado, estava super feliz e ansiosa, para saber se estava td bem com o bebé e com a possibilidade de vir a saber se era menino/a.
Fiz as análises e fui a correr para a eco pk médico já estava à minha espera, mal o médico começa a eco, vi logo que alguma coisa estava mal, vi o bebé parado e não vi o X k costuma estar no local do coração a bater, médico disse k ia mudar de sonda, mas vi logo o que estava acontecer :( médico nem sabia como dizer as coisas, deu-me os sentimentos e disse que feto não apresentava batimentos cardíacos e aparentava pela eco ter 10 sem + 4d.
Fikei tão triste, meu mundo acabou naquele momento, minha irmã que estava comigo começou logo a chorar. Eu tremia toda por dentro, liguei logo à minha GO que é 5 estrelas, ficou super triste, perguntei o que tinha que fazer, ela disse para organizar a minha vida e qd quisesse para me dirigir ao hospital para tratar da situação. Eu disse-lhe que queria resolver situação o mais rápido possível.  Dps de ligar à GO, liguei a uma amiga que é parteira no hospital para ver se estava a trabalhar e por sorte estava lá.
Minha irmã, ligou ao meu marido, eu não conseguia falar com ninguém.
Fui a casa organizar roupa para o Kiko, deixar td direito, fazer saco e fui para o hospital com o meu marido e minha irmã.

Qd fui atendida no hospital, fui super bem atendida, médicas deram imenso apoio, disseram k tinham k voltar a fazer eco, foram 5 estrelas, eu nunca olhei para o monitor, já n queria ver mais nada, já bastava aquela imagem k permanecia na minha mente da eco de manhã. Confirmaram o que já se sabia e perguntaram quando queria iniciar o processo e eu pedi para ser naquele momento, queria resolver a situação o mais rápido possível.
Foi-me logo administrado uma injecção de Imunoglobulina Anti-D (rh), por ser do grupo sanguíneo Rh-.
E iniciaram protocolo na urgência às 11:30h que consistia em colocar 3 comprimidos de Cytotec de 4 em 4h.

Fui internada no serviço de Obstetrícia, estive sempre bem, sem dores, por volta das 15h colocaram pela 2ª vez os comprimidos, disseram para repousar durante 45m e dps caminhar. E assim fiz. Por volta das 16h comecei com umas moedeiras e pedi medicação para as dores. Comecei a caminhar e eram 17h quando senti uma pressão e bahhh, corri para a casa de banho, já tinha o penso higiénico td encharcado sentei-me na aparadeira e quando olhei vi o feto :( tão perfeito, tão pequenino :( com perninhas, pézinhos, mãozinhas, até orelhinhas, td em tamanho pequeno, a minha vontade era pegar nele :`( e não o largar mais.
Chamei enfermeira que recolheu logo aparadeira para eu não olhar mais.

Visto só ter expelido só o feto, voltaram a colocar Cytotec e voltei para a cama para repousar, mas por pouco tempo, senti logo outra pressão e corri para a casa de banho, sujei cama e pijama, sentei-me na aparadeira e saiam postas de sangue, só perguntava à enfª se já tinha saído tudo, mas não, com a hemorragia saíram comprimidos. Depois de voltar a sair mais sangue fui novamente à urgência para avaliar como estavam as coisas e se realmente tinha saído tudo ou não. Com a eco verificaram que ainda estava tudo e fizeram-me uma curetagem (raspagem). Doi imenso, eu tremia, eu transpirei, foi das piores coisas que passei na minha vida, mas o que eu queria era que a situação ficasse resolvida e não precisasse de ir ao bloco.
Subi para o internamento eram 18:30h, já estava lá o Kiko, o meu marido, irmã e mãe à minha espera.
Comi alguma coisa, porque desde o início do processo não pude comer e fui tomar um banho.
Kiko ficou triste quando lhe disse que já não ia ter o mano, mas pediu para tentar outra vez, isso deu-me ainda mais força.
Desde essa altura as hemorragias pararam, comecei só com um sangramento tipo período menstrual, dores eram poucas, mas fiz na mesma Paracetamol para passar bem a noite. Custou-me adormecer, e só pensava e rezava que estivesse tudo limpinho para ir para casa no dia seguinte.
De manhã fui avaliada, fiz eco, e estava tudo bem. Disseram para marcar consulta passado um mês e ai ia saber resultado da autópsia ao bebé.
Quando sai do hospital e entrei no carro as lágrimas começaram a cair. Fui buscar Kiko à escola, precisava de o ter comigo e fomos para casa os 3, eu, meu marido e Kiko.
Custou quando cheguei a casa, tentei logo guardar tudo que tinha, boletim gravidez, 2 fatinhos, bonequinhos, agenda da grávida, roupa de grávida, tudo que me fizesse lembrar. Mas não penso dar, mas sim guardar para uma próxima porque não vou desistir.






Sem comentários: